,

Yogaterapia e Bhakthi Yoga na Montanha Encantada

TEXTO E FOTOS  RICARDO CASARINI 

Retiro de final de semana faz a junção entre Yogaterapia e Yoga devocional

No final de semana de 24 a 26 de maio foi realizado no Centro de Yoga Montanha Encantada o retiro de Yoga, organizado pelo professor Ricardo Altemir Antônio (Prana Krishina Dasa) de Balneário Camboriú.

A proposta do retiro é oferecer aos participantes uma experiência de reconexão e cura, trazendo a oportunidade para que os praticantes desenvolvam todos os seus potenciais.

O professor começou a sua jornada no Yoga com 15 anos de idade e já foi praticante de diversas linhas, como Asthanga, Hatha e Iyengar. Em 2007, formou-se na Montanha Encantada em Yoga Integrativa e, nos anos seguintes, participou de praticamente todos os cursos de formação oferecidos pela Montanha.

O professor também já trabalhou como assistente em diversos cursos oferecidos pela Montanha Encantada e há sete anos ministra suas aulas de Yoga em Balneário Camboriú, na academia Wave. Ricardo também oferece aulas na Casa Espírita de Amparo, Amor e Caridade Padre Réus.

Em sua caminhada de aprofundamento da prática, Ricardo procurou unir seus conhecimentos de Yogaterapia Integrativa, com a busca espiritual através do Bakthi Yoga, ou Yoga devocional. Em 2010 teve sua primeira iniciação e recebeu o nome espiritual de Prana Krishina Dasa, o servo da energia vital de Krishina. Já em 2011, recebeu sua segunda iniciação, essa como Brâmane e aprofundou ainda mais sua prática devocional e o “amor por Krishina”.

DSC_9583

O professor explica que a junção entre Yogaterapia Integrativa e a prática devocional ajuda no despertar das potencialidades do que ainda está dormente nas pessoas e também ajuda a trabalhar o ser integral, corpo, mente e espírito.

Ricardo afirma que realiza os retiros de Yoga na Montanha Encantada todos os anos também como uma forma de gratidão aos professores Joseph Le Page e Lilian Aboim, que considera como verdadeiros guias em sua jornada. “A gratidão é o elixir da prosperidade espiritual”, comenta.

DSC_9571

A gratidão é um sentimento que parece transbordar nas palavras do professor, que explica que o amor e devoção à Krishina já realizou milagres em sua vida. Ele conta que há três anos enfrentou uma das situações mais difíceis que já passou. Ricardo teve filhos gêmeos que nasceram pesando apenas um quilo cada um. Os filhos Shyam Govinda e Murari Gopala tiveram que ficar durante meses recebendo cuidados especiais no hospital. O professor conta que nessa época ficava todos os dias ao lado na incubadora das crianças e cantava 32 voltas de sua Japamala (cordão feito de contas). Eram cerca de quatro horas seguidas cantando o Maha mantra Hare Krishina. Ricardo conta que a fé e devoção à Krishina foi o que salvaram seus filhos, “até mesmo os médicos ficaram surpreendidos com a recuperação das crianças, foi realmente um milagre eles terem sobrevivido”, afirma com os olhos demonstrando bastante emoção.

O professor defende que o avanço espiritual vem justamente com a servidão, com a possibilidade de servir outra alma, por isso agradece com gratidão por todos os desafios que enfrentou com os filhos, que lhes deram a oportunidade de servir incondicionalmente.

O próximo retiro organizado por Ricardo na Montanha Encantada já está marcado, será entre os dias 24 a 26 de novembro e contará com a presença do mestre espiritual Purushatraya Swami. O tema do retiro é Yoga e Plenitude.