,

Yoga para Todos

Texto Ricardo Casarini / Fotos Premananda 

Premananda Yoga Scholl realiza seu retiro de conclusão de formação na Montanha Encantada

O Centro de Yoga Montanha Encantada recebeu nos dias 18 e 19 de maio o retiro de Yoga do método Premanada Yoga Scholl. O retiro serviu para a apresentação dos trabalhos finais dos alunos da primeira turma de formação do método realizado no sul do país, na cidade de Porto Alegre, que contou com a presença de 25 participantes.

O curso de formação tem a duração de oito meses, com módulos que acontecem em um final de semana por mês. A formação da Premananda Scholl propõe um mergulho profundo no autoconhecimento e oferece uma certificação internacional pela Yoga Aliance.

No retiro de final de curso, que desta vez foi realizado na Montanha Encantada, os estudantes apresentam seus trabalhos finais de conclusão, que são realizados em grupos. Os participantes precisam realizar e apresentar os resultados de dois projetos, um de Yoga Terapêutico e outro de Karma Yoga, onde eles oferecem de forma gratuita aulas de Yoga em espaços que necessitam.

site-01-01

LRM_EXPORT_341413264726494_20190517_152736748O fundador da Premanada Yoga Scholl, Pedro Franco, explica que a proposta da escola é que os projetos ofertados pelos estudantes, durante a formação, permaneçam nas comunidades e nos espaços onde são realizados de forma permanente. O professor comenta que eles estão trabalhando para aperfeiçoar a oferta desse trabalho de Karma Yoga de forma que esses projetos sigam em frente após a formação de seus alunos. “Temos projetos em escolas, hospitais, presídios e também para forças policiais”, destaca.

Pedro Franco é um yogui, profissional de Educação Física e fisioterapeuta, com especialização em PNF / Neurofisiologia, Yogaterapia e consultoria pessoal. Ele conta que conheceu o Yoga através de sua mãe praticante e tentava imitá-la nas posturas, mesmo sem saber muito bem o que era Yoga.

Há 18 anos ele tem praticado e estudado Yoga e é certificado por professores e mestres de várias linhagens de todo o mundo, como Swásthya, Shivananda, Asthanga e Iyengar. Inspirado na cultura do Yoga da Califórnia sentiu a necessidade de um viés científico na prática e nos ensinamentos que compartilha, por isso explica que todo o trabalho que realiza está ancorado e embasado cientificamente.

Desde 2008 Pedro Franco participa como professor convidado em diversos cursos e festivais de Yoga nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Índia e Brasil, já abrindo portas para ensinar Yoga em mais de vinte países.

Pedro também certifica em Pilates, habilidades técnicas de reabilitação, bem-estar e fitness, além de trazer uma bagagem forte das artes marciais, como Jiu-Jitsu, Judô, Muay Thai e Taekwondo. Pedro desenvolveu uma prática que combina ferramentas eficazes, com um ensino que se adapta a todos os níveis, com o objetivo de desenvolver ao máximo as habilidades inerentes aos alunos.

Pedro explica que na compilação do método não se fechou na sua experiência pessoal, sentindo sempre a necessidade de expandir e, com uma visão mais aberta, a escola se propõe a se comunicar com o maior número de pessoas possível. Não existe nenhum pré-requisito para ingressar na prática. O método é uma proposta de Yoga para todos, onde não é o praticante que precisa se adaptar ao Yoga e sim o Yoga que vai se adaptando a cada praticante.

Renata MoziniRenata Mozzini, professora e diretora geral da Premananda Yoga Scholl, explica que esta é uma filosofia da adequação e é a perspectiva de trabalho da escola, que tenta absorver o repertório de cada praticante e fazer essa junção, incorporando as experiências a prática. A professora salienta que essa é uma visão contemporânea e propõe uma mudança de paradigmas.

Renata é praticante de Yoga há 16 anos e nesse período buscou aprofundar-se na prática através de diferentes métodos, Swasthya Yoga, Hatha Yoga, Vinyasa, Yoga Arhática e Aerial Yoga.

A professora, que é gaúcha, morou durante muitos anos em São Paulo e hoje vive no Rio de Janeiro; é formada em administração de empresas e tem MBA em gestão do luxo pela FAAP. Ela explica que era dona de uma agência de modelos quando o universo conspirou para que deixasse de lado as outras atividades profissionais para se dedicar somente a sua paixão: ensinar Yoga.

Em um encontro com o professor Pedro Franco aconteceu uma forte conexão e em seguida Renata foi fazer uma formação nos EUA, onde conta que ocorreu um alinhamento cósmico para que eles se conectassem ainda mais e decidissem profissionalizar o trabalho da Premananda Yoga Scholl, que até o momento seguia sendo representada somente por Pedro Franco.

A conexão entre os dois permitiu que Renata unisse completamente sua vida profissional com seus objetivos de vida, através do Yoga. Em apenas dois meses, depois de sua formação nos EUA, já havia organizado uma turma de formação no Brasil e trouxe de volta ao país o professor Pedro Franco, que é mineiro, nascido em Brumadinho e criado em Belo Horizonte. A partir daí os dois passaram a trabalhar juntos no projeto da escola Premananda Yoga.

4c9b6656-9bbf-4056-bcae-a47866ac3239

Hoje a escola conta com um corpo docente que além dos dois, possui mais sete professores, também com formações em diferentes linhagens do Yoga e especializados em diversas áreas, como medicina, terapias, música, comunicação, administração e várias outras especialidades.

O “time” da Premananda Yoga Scholl, como destaca o professor Pedro Franco, viaja por todo o Brasil realizando suas formações e retiros, que também sempre contam com um ou dois professores convidados de cada região. Somente esse ano a escola já tem 12 turmas no país. A PYS também oferta cursos em vários países da Europa, EUA e Índia.

Pedro Franco e Renata destacam o excelente resultado dessa maneira itinerante de trabalho, onde eles fecham parcerias com os espaços onde vão trabalhar, promovendo um intercâmbio, que tem como um dos objetivos proporcionar abundância para todos. Colocando o Yoga também como um negócio sustentável e lucrativo.

Os professores afirmaram que gostaram bastante do Centro de Yoga Montanha Encantada, que consideraram um “espaço perfeito” para realização de retiros, destacando a integração com a natureza e também o que para eles é o “mais importante” em um espaço de Yoga, que é ter “uma ótima sala de práticas”, como a sala Ganesha da Montanha, onde realizaram seu trabalho.