,

Yoga Dance com Fernanda Cunha.

Entre os dias 23 de novembro e 6 de dezembro foi realizada na Montanha Encantada a formação em Yoga Dance com a professora Fernanda Cunha. O curso é uma experiência de transformação e também uma oportunidade de conexão com o corpo e com o Ser Real, através do movimento. Fernanda Cunha destaca que tudo em nossa existência é movimento, tanto o que está dentro, quanto o que está fora, por isso o intensivo oportuniza a reconexão com os ritmos da natureza.

Fernanda explica que o curso é profissionalizante, possui uma abordagem em sintonia com o sistema de Chakras e envolve teoria e também vivências. Em cada dia, dos 14 dias de intensivo, é trabalhado a energia e os elementos de cada chakra.

Todos os dias são oferecidas práticas de Yoga, aulas teóricas de metodologia e a vivência em Yoga Dance. A professora destaca que essa formação organizada em um intensivo tem justamente a ideia de tirar os participantes do “modo automático” e proporcionar uma vivência de integração com a natureza e com os ritmos naturais, trabalhando o Ser em todos os aspectos, físico, mental, emocional e sutil.

A professora destaca que para acessar essa percepção mais sutil do corpo é fundamental estar longe da rotina, assim o participante pode olhar para dentro de si e dar vazão para todos os seus sentimentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A formação em Yoga Dance é oferecida em formato intensivo pela professora Fernanda Cunha desde 2011 na Montanha Encantada e também em formato extensivo, de seis meses, em São Paulo. O pré-requisito para se formar professor de Yoga Dance é já possuir uma formação em Yoga.

Fernanda destaca que no grupo de 2019 da Montanha, todos os participantes já trabalhavam com o autoconhecimento e contou com a participação de professores de Yoga, dança, terapeutas e psicólogos.

Contando um pouco de sua trajetória Fernanda Cunha explica que sempre adorou a dança, desde criança, mas não se encaixava em nenhum modelo. “Eu amava a dança, mas não servia para ela, era uma bailarina frustrada”, brinca.

Com graduação em administração, foi para os EUA trabalhar em um banco e fazer uma pós graduação. Ela conta que era bastante ansiosa, estressada e até um pouco estourada. Para se manter um pouco mais calma procurou o Yoga e se apaixonou.

Depois do encontro com Yoga, Fernanda passou a estudar muito e durante anos fez diversos cursos e formações. Como adora estudar se dedicou bastante nos estudos dos textos antigos, filosofia do Yoga, Vedanta, meditação, mantras, tantrismo e tudo o que envolvesse a prática de Yoga e também a dança. “É um estudo eterno e eu adoro”, afirma.

Após fazer a formação em Let Your Yoga Dance, no Centro de Yoga Kripalu, nos EUA e passar esse período de muita dedicação aos estudos, Fernanda retornou ao Brasil e passou também a estudar muito sobre música, história e sobre a cultura do país. Ela conta que em um momento em que estava dançando sozinha teve esse “insight” de desenvolver uma prática que envolvesse todos esses elementos que estava estudando e assim criou esse método de Yoga Dance, que hoje é bastante reconhecido e já possui cerca de 400 professores formados por ela.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Yoga significa união e para Fernanda a dança é uma forma dinâmica de Yoga, que desperta essa consciência da união, consigo mesma, com os outros e com a natureza. Para a professora é fundamental que o Yoga seja levado para todos os aspectos da vida, possibilitando ir além dos asanas e realmente viver o Yoga. “O propósito do Yoga está em tudo o que faço”, afirma.

Atualmente, Fernanda se dedica a ensinar e formar professores de Yoga Dance, viaja constantemente por diversas regiões do Brasil e também para outros países, como Portugal, Argentina, Chile, Colômbia e Estados Unidos. Até para o Japão Fernanda já viajou para ensinar o método. Em 2020, a professora já está com a agenda praticamente fechada e, além do Brasil, vai ministrar cursos em Portugal, Argentina e no Peru.