No dia 12 de dezembro, foi realizada, na Montanha Encantada, a confraternização de encerramento do ano do Programa Coração Saudável das cidades de Garopaba, Imbituba e Florianópolis. Este evento marca 15 anos da existência do Programa Coração Saudável e ao longo dessa história conseguimos comprovar os resultados e consolidar o programa de tal forma que ele é um componente essencial da saúde pública da região.

Os participantes do programa fizeram um passeio pela Montanha Encantada, visitando as simpáticas Alpacas e Lhamas e a árvore Figueira centenária. Na confraternização também teve banho na piscina natural, uma aula de Yogaterapia, ministrada pelo professor Joseph Le Page e ainda, um almoço de encerramento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parceria consolidada

Gabriela Rodrigues Pereira é diretora da Atenção Básica, na Secretaria de Saúde de Garopaba. Ela explica que todos os anos o Programa de Yogaterapia Coração Saudável é realizado em dois bairros diferentes, o que beneficia pessoas de toda a cidade. Todos os anos em média 40 pessoas participam do programa. Gabriela comenta que sempre tem um retorno muito positivo de todos os profissionais de saúde e das pessoas que participam do programa, por isso pretende continuar trabalhando para que essa parceria, já consolidada, siga em frente.

A Secretaria de Saúde, que além de contratar o programa, organiza os espaços para a realização e disponibiliza profissionais da área, como médicos, enfermeiros e psicólogos acompanha todo o trabalho feito durante os encontros. A diretora destaca que se constata muitos benefícios para as pessoas que participam do programa e aponta, como principais resultados, o controle da pressão arterial, a redução do uso de remédios, a diminuição do estresse, e o equilíbrio do sono e da alimentação.

 

Os participantes contam as suas experiências

Isabel Cristina Wilmsen, de 56 anos, moradora da praia da Ferrugem, em Garopaba, participou do programa pela primeira vez esse ano. Ela conta que também foi a sua primeira experiência com Yoga.

Isabel disse que antes do programa se sentia irritada, era muito brava e, depois que começou a participar dos encontros, ficou bem mais calma. “Eu não sabia respirar, agora aprendi”, afirma sorridente.

Isabel afirma que gostou muito de praticar Yoga e agora pretende buscar aulas regulares para seguir praticando. Destaca que sentiu uma mudança grande na sua vida, o que considera muito bom. “Todo mundo deveria praticar Yoga”, afirma com convicção. Ela também adorou o passeio pela Montanha, que ainda não conhecia, achou tudo muito lindo, principalmente a natureza.

Janete de Abreu de 58 anos passou o ano todo de 2019 participando do Programa Coração Saudável, realizado através do projeto Amanhecer, no HU da UFSC. Ela comenta que procurou por Yogaterapia devido à sua condição de saúde. Com fibromialgia, ansiedade e hiperatividade, conta que o programa vem ajudando muito.

Garante que para ela está sendo fantástico, principalmente por ter que conviver diariamente com dores pelo corpo, causadas pela fibromialgia. Janete afirma que seu corpo estava pedindo e precisando dessa atenção e tem sentido resultados muito positivos.

“O Yoga abre a mente para a gratidão, passei a ver tudo com outros olhos e dar valor a tudo. Sou muito grata pela vida”, comenta. Com todos os benefícios que vem sentindo, Janete pretende continuar no programa e praticar Yoga mais vezes durante a semana.

O futuro do programa

Com essa experiência de 15 anos e a oportunidade de consolidar todas as partes do programa, o Coração Saudável agora vai expandir para outros estados, através dos alunos formados no programa de treinamento de Yogaterapeuta na Montanha Encantada.

No ano de 2020 vão ser abertos cinco programas de Coração Saudável em vários estados, financiados pelo Instituto Yoga Integrativa da Montanha Encantada. Todos os Yoga terapeutas formados neste curso na Montanha estão convidados a apresentar propostas para a expansão desse programa tão importante por todo o Brasil.

A visão é ter o Coração Saudável amplamente representado em todo o território brasileiro!

Para mais informações contate Joseph Le Page pelo email iytbr@fastmail.fm