,

Processos internos fortes que promovem transformações e cura

Texto e fotos Ricardo Casarini

O poder do método de Yogaterapia Integrativa

Luisa Chini Baptista, de 25 anos, moradora de Porto Alegre sentiu o chamado para vir para a Montanha Encantada participar do curso de Formação em Yogaterapia, que aconteceu entre os dias 26 de abril a 15 de maio. Ela conta que conheceu o Yoga com 16 anos, através de sua mãe que a convenceu a participar de uma aula.

Luisa conta que era atleta de rugby e nessa época estava lesionada, sem poder jogar. Comenta que estava em um momento muito difícil, o pai havia falecido e ela estava enfrentando uma depressão. Ela conta que, no começo, a prática era muito difícil para ela, ao invés de acalmá-la o Yoga a deixava irritada e nervosa.

Luisa fez Faculdade de Letras, com ênfase em italiano, na UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ela comenta que na faculdade convivia com professores e colegas que viviam muito tristes e muitos sofriam de depressão, o que despertou sua preocupação com a saúde mental na área da educação.

DSC_5661Voltando a praticar Yoga, Luisa conta que passou a se sentir muito bem e mudou muito seu estilo de vida. Os professores e colegas queriam saber o que ela estava fazendo para se sentir tão bem e foi quando ela sentiu a necessidade de ajudar as pessoas, através do Yoga.

Nessa época, foi fazer uma formação de instrutores de Tantra Yoga, no Centro Anandam, em Porto Alegre, onde depois foi convidada a trabalhar e atua até hoje. Também fez um curso de Yoga para Crianças, pois queria atuar nas escolas. Luisa conta que sentiu a necessidade de buscar um conhecimento mais profundo de Yoga e como já havia ouvido falar bastante da Montanha Encantada, resolveu participar do curso de Formação em Yogaterapia.

Ela reconhece a necessidade de um estudo mais aprofundado que perceba também as emoções, pois a “sociedade em que vivemos é muito racional”. Luisa comenta que ainda não conhecia a Yogaterapia Integrativa e quando conheceu o método na Montanha, “tudo fez muito sentido” para ela.

Luisa comenta que o curso de formação está dando a consciência que faltava para trabalhar com algo mais terapêutico e que gostou muito do método, pois ele “consegue agregar diferentes conhecimentos”.  Sua ideia a partir da formação é multiplicar as ferramentas que aprendeu e compartilhar os benefícios da Yogaterapia.

DSC_5685Ela ressalta que a chegada na Montanha foi uma experiência muito forte e desafiadora, pois teve que sair de sua rotina e zona de conforto. Ela explica que “demorou um pouco para chegar”, pois percebeu que vinha de um cotidiano muito “frenético e acelerado”. Na Montanha percebeu que seu ritmo é outro, diferente da correria da cidade, que está acostumada.

Luisa ressalta que se sentiu muito acolhida no Centro de Yoga e que durante o curso passou por processos internos muito fortes, que promoveram transformações e cura. “Mexeu com algumas coisas que eu nem imaginava”, comenta. Ela explica que percebeu que estava sobrecarregada e que sofria de gastrite e insônia. Através de uma consulta ayurvédica e das aulas em grupo, comenta que sentiu a abertura de “vários portais” e percebeu coisas muito profundas que sentia.

Durante o curso na Montanha Encantada afirma que sentiu o “poder do método de Yogaterapia”, que abrange diversas ferramentas. Nesses dias de imersão na Montanha, comenta que descobriu seu propósito e tomou a decisão de mudar muitas coisas em sua vida.

DSC_6188