,

Pranayamas, Mudrás, Bandhas e Cura Prânica

TEXTO E FOTOS  RICARDO CASARINI 

Curso oferece poderosas ferramentas para criar integração, saúde, transformação e cura

Entre os dias 23 e 29 de maio foi realizado no Centro de Yoga Montanha Encantada o curso Pranayamas, Mudrás, Bandhas e Cura Prânica.

O curso foi ministrado pelo professor Joseph Le Page, que conduziu as aulas de mudrás e as práticas de cura prânica. O professor convidado André Oliveira ofereceu as aulas de pranayamas, a professora Karin Silberberg ministrou as aulas de fisiologia e o curso ainda contou com as professoras assistentes Amália Iatarola e Géssica Weber.

Em cada dia do curso, o grupo de professores desenvolveu um tema, dentro de um contexto sutil, para ser trabalhado em todas as aulas do dia. As práticas começaram com o tema dos   Cinco Koshas e foi seguindo os dias com os Cinco Elementos; os Pranavayus, que são correntes energéticas que fluem no corpo; a dualidade Sol e Lua, que trabalhou esse dualismo entre as situações de estresse e relaxamento, calor e frio; e ainda o tema dos Chakras.

DSC_9361

O tema desenvolvido para o dia era trabalhado em todas as aulas, desde a primeira prática da manhã, seguindo pelas aulas de pranayamas, mudrás, fisiologia, cura prânica e o encerramento no final do dia, com a prática de Yoga nidra, que também trabalhava o tema específico de cada dia.

Durante o curso, no final de tarde, aconteciam as vivências de cura prânica, que apresentavam técnicas que possibilitam a cura através do prana em diversas áreas do Ser. As vivências de cura foram conduzidas pelo professor Joseph Le Page, com a ajuda da professora Amália.

DSC_9301

No final do dia de práticas ainda havia as aulas de Yoga nidra, que a cada dia era conduzida por um dos professores do grupo.

O curso oferecido pela Montanha Encantada foi organizado pelo professor Joseph Le Page, que selecionou professores com vasta experiência para aplicar cada tema. Os professores desenvolveram seu material de aulas, baseados em seus estudos, pesquisas e práticas pessoais. Todo o material utilizado pelos professores foi disponibilizado para os alunos.

DSC_9331Falando sobre o conteúdo do curso, a professora Amália Iatarola explicou que o tema (fisiologia) desenvolvido pela professora Karin Silberberg, por exemplo, é um trabalho que envolve muita pesquisa, com um material muito profundo e cientifico e foi organizado junto com o professor Joseph, que também possui ampla experiência de estudos e pesquisa sobre o tema.

Amália também explicou que o tema do professor Joseph vem de uma compilação de estudos e pesquisas de muitos anos. Além do que ele trazia pronto de seus estudos, o professor, com ajuda de Amália, também ia produzindo um material novo, que ia sendo registrado e compilado, para também ser disponibilizado para os alunos.

O grupo de participantes, que vieram de diversas regiões do país, passaram uma semana imersos na Montanha Encantada, participando de aulas teóricas e práticas, que apresentaram diversas possibilidades e ferramentas para o trabalho com os Pranayamas, Mudrás, Bandhas e Cura Prânica. Além das aulas e vivências na Montanha, os participantes tiveram uma aula ao ar livre, na Praia do Ouvidor, que foi conduzida pelo professor André de Oliveira, além de uma noite cultural, com canto de mantras, onde aconteceu a integração do grupo do curso e os participantes de um retiro de Yoga que acontecia em simultâneo no Centro de Yoga.

DSC_9671