Texto: Ricardo  Casarini

A jornada de transformação que acontece durante a Formação de Professores de Yoga Integrativa só é possível graças a toda a estrutura, preparo e dedicação da equipe de profissionais envolvidos. A professora Cássia Dayrell Caixeta, coordenadora do curso, é uma das grandes âncoras que sustenta e alinha toda a equipe. Ela está sempre atenta a detalhes e planejamentos estratégicos para que tudo corra da melhor forma possível durante o mês de imersão em que acontece a formação.

Cássia é do triangulo mineiro e vive no noroeste do estado de Minas Gerais. Ela conta que sempre foi apaixonada por atividades esportivas e já praticou dança, karatê, capoeira e musculação. Ela comenta que descobriu o Yoga através de uma prescrição médica, quando teve um problema em uma articulação da mão e foi orientada por seu médico, que também trabalhava com acupuntura, a praticar Yoga, para conquistar consciência corporal e alongamento.

Depois da indicação médica e com dores nas mãos e outras regiões do corpo, Cássia percebeu que havia um Estúdio de Yoga no caminho do seu trabalho e resolveu participar de uma aula experimental. Ela conta que aula a deixou “perdidamente encantada” pelo Yoga. Gostou muito do trabalho de força e flexibilidade realizados na prática e também do cuidado e do autoamor destinado a todas as partes do corpo. Outro detalhe que conquistou o coração de Cássia foi o encontro com a espiritualidade sem religião que teve através do Yoga. “Aqui é o meu lugar”, pensou.

Depois da aula experimental Cássia ficou praticando Yoga durante um ano e conseguiu reverter seu processo de lesão na mão e dores pelo corpo, não precisando mais dos tratamentos médicos convencionais e tão pouco de cirurgia que era recomendada para a sua lesão da articulação da mão.  Ela conta que depois de conhecer o Yoga nunca mais foi em uma academia e sente que se curou através do amor.

Por indicação da sua professora de Yoga, Cássia passou também estudar a filosofia do Yoga tendo contato com o livro: “A revolução Silenciosa” do professor Hermógenes, que considera um grande guru, que também teve a oportunidade de conhecer na Montanha Encantada.

Fortalecida em sua prática pessoal, Cássia fez sua formação na Montanha Encantada e afirma ter uma gratidão eterna pelos professores Joseph Le Page e Lilian Aboim. “Eles me prepararam para a vida com firmeza e amor. Depois de adulta aprendi a viver”, comenta com emoção.

A professora comenta que tinha uma saúde delicada e hoje se sente muito mais saudável do que era anos atrás. Professora de Yoga Integrativa, Yogaterapeuta e massoterapeuta, até o ano passado Cássia também atuava profissionalmente como técnica de segurança do trabalho. A professora comenta que se encontrou e adora o trabalho com Yoga. Em Minas Gerais oferece aulas regulares de Yoga Integrativa, Restaurativa, dança terapia e ainda tem um grupo especial de mulheres. Cássia também trabalha com as danças circulares e participa e promove retiros e workshops de Yoga.

Segura e realizada a professora comenta que hoje segue o fluxo da vida sem expectativas. E garante “os detalhes fazem muita diferença”.