Texto e Fotos:  Ricardo  Casarini

Entre os dias 5 e 11 de setembro foi realizado no Centro de Yoga Montanha Encantada o curso Os Yoga Sutras de Patanjali, ministrado pelo professor Joseph Le Page e professores convidados.

A semana dedicada aos estudos e aprofundamento desse texto milenar, que codifica os princípios essenciais do Yoga, envolveu aulas teóricas, explicando a filosofia dos Sutras, e aulas práticas de asanas, pranayamas, mudrás, meditações e Yoga Nidra. A proposta era de proporcionar aos alunos uma experiência em que os Sutras são compreendidos e vivenciados na prática.

O curso oferecido pela Montanha Encantada é baseado no livro: Os Yoga Sutras na Prática, do professor Joseph Le Page. No livro, os Sutras são divididos em 25 famílias e cada família apresenta um tema essencial para a prática de Yoga. O livro deve ser lançado em inglês no primeiro semestre de 2020 e a sua tradução para o português deve sair no final do mesmo ano, pela editora Yoga Integrativa.

 

Transformação e abertura dos horizontes através dos Sutras

Gustavo Bueno, professor de Yoga de Campinas/SP, foi um dos participantes do curso. Ele conta que tinha a intenção de vir para a Montanha participar de outro curso, mas quando viu o programa do curso sobre os Sutras, mudou de ideia e veio para o centro de Yoga com o objetivo de aprofundar seu estudo da filosofia.

O professor, que também possui formação em veterinária, relata que a experiência com os Sutras na Montanha Encantada o surpreendeu de forma positiva em diversos aspectos. Ele ficou surpreso de como todos os assuntos tratados no curso estavam “entrelaçados” e foram “amarrados”, nessa experiência que uniu teoria e prática. Segundo o professor, os conhecimentos adquiridos no curso lhes proporcionaram uma “mudança de horizonte”, ampliando muito sua percepção sobre todas as coisas.

“Para mim foi um salto quântico! Uma abertura de visão que aconteceu de dentro para fora, especialmente em relação à meditação, que a princípio não era meu foco. Foi um boom! Acredito que ampliou muito meu entendimento, minha capacidade e meu potencial”, relata.

Foi a primeira vez que Gustavo participou de um curso na Montanha, ele disse que se sentiu como se estivesse em casa, fazendo parte de uma família. “Senti muita verdade aqui, o centro vibra os preceitos do Yoga e o professor Joseph tem uma presença muito forte! O Ar do conhecimento está com ele”, declara em tom de gratidão.

 

Ana Paula Junqueira Franco, também professora de Yoga, veio de São José do Rio Preto/SP com a intenção de renovar as suas energias e aprofundar os seus conhecimentos em relação ao Yoga. A professora, que fez sua formação na Montanha Encantada em 2004, já participou de diversos cursos na Montanha, mas já fazia quatro anos que não vinha para o centro de Yoga.

Ana Junqueira, que ministra aulas regulares em seu próprio espaço SerAnanda, em SP, comenta que o curso a ajudou muito, aprofundando bastante seus conhecimentos, que agora pretende compartilhar com seus alunos.

Laine Verones, que também é professora de Yoga e veio de Ribeirão Preto/SP, descreveu a experiência no curso dos Sutras como uma dádiva.

A professora, que ministra aulas regulares de Yogaterapia e Hatha Vinyasa Yoga em seu espaço em Ribeirão Preto, Purn’a Estúdio Yoga e também em uma academia, explica que vivenciar os Sutras durante essa semana na Montanha Encantada foi uma experiência divina.

“O curso é totalmente voltado para o autoconhecimento, os Sutras trazem o foco para o próprio “Eu”, é uma volta à essência, um resgate”.

Laine, relatou que a experiência vivida no curso de Sutras proporciona uma mudança interna muito profunda. “Um olhar para dentro, uma conexão espiritual com a essência divina”, descreve, a também educadora física.

A professora, que já possui uma caminhada de muitos anos de Yoga afirma determinada que agora sua intenção é manter esse resgate no dia a dia e transmitir tudo em suas aulas. “Quero que meus alunos sintam o que estou sentindo”, finaliza.