Texto e Fotos:  Ricardo  Casarini

Entre os dias 28 de agosto a 1º de setembro foi realizado no Centro de Yoga Montanha Encantada o curso Introdução à Yoga Integrativa, ministrado pelos professores Joseph Le Page, Rosana Reginatto e ainda, a professora assistente Amália Iatarola Furtado.

O curso, que contou com a participação de diversas pessoas vindas de diferentes regiões do país, tem como objetivo introduzir conceitos básicos, teóricos e práticos do Yoga Integrativa e é destinado a todas as pessoas interessadas em conhecer e experimentar as práticas deste método. Baseado no Asthanga Yoga, os oito Angas de Patanjali, o curso ofereceu aulas teóricas e práticas sobre os Yamas e Niyamas, os princípios éticos e observâncias; os cinco Koshas, corpos ou dimensões que compõe o Ser; os Chakras, centros de energia; Pranayamas, movimentos respiratórios; e ainda oficinas de Asanas, posturas de Yoga.

Durante a imersão, os participantes tiveram práticas de mudrás, Yoga Nidra, somáticos, meditação, Ayurveda, Yoga em dupla e palestra sobre os Yoga Sutras, além de um passeio na trilha da Praia do Ouvidor, com vivência meditativa. A programação ainda contou com vivências noturnas com canto de mantras, danças circulares e cerimônia com as qualidades dos Chakras.

 

 

 

 

 

A coordenadora do curso, a professora Rosana Reginatto, explica que o propósito do curso é justamente possibilitar que as pessoas conheçam o Yoga, especialmente o método Yoga Integrativa, abrindo caminho para que elas possam entrar nesse universo.

A professora explica que é a primeira vez que o curso acontece neste formato de cinco dias, o que considera ótimo, pois facilita a participação de mais pessoas. Anteriormente, o curso oferecido na Montanha tinha duração de uma semana. Rosana destaca que a carga horária do curso conta como horas para o curso de Formação de Professores em Yoga Integrativa. Mas, o curso não é destinado apenas a praticantes, professores de Yoga ou pessoas que desejam fazer a formação, qualquer pessoa pode participar. Dos que vieram este ano, poucos são professores e muitos ainda não eram praticantes.

Rosana esclarece que a introdução ao Yoga Integrativa é um portal, onde os praticantes podem acessar conteúdos internos através das práticas e da filosofia abordada. Muitas vezes os participantes voltam para algum outro curso, ou para a própria formação em Yoga Integrativa.

A professora Rosana Reginatto é gaúcha e vive em Chapecó/SC, onde possui seu próprio espaço que oferece cursos e aulas regulares. Rosana, que também fez o curso de Formação em Yoga Integrativa na Montanha Encantada, já ministrou o curso de Introdução à Yoga Integrativa em outros anos, junto com a professora de Minas Gerais Liz de Castro. Ela também já trabalhou como professora assistente em alguns cursos e formações da Montanha.

 

 

Este é o primeiro ano que o curso de Introdução à Yoga Integrativa aconteceu neste formato na Montanha Encantada e que foi ministrado junto com o professor Joseph Le Page e Amália Iatarola Furtado. A professora gostou muito da experiência e comenta feliz que teve um retorno muito positivo dos alunos.

A professora Rosana Reginatto já está com data marcada para voltar ao Centro de Yoga Montanha Encantada, ministrando as aulas de metodologia durante o curso de Formação de Professores, em outubro, e também em dezembro, quando irá retornar com a turma de formação de Chapecó.