Texto e Fotos:  Ricardo  Casarini

Entre os dias 26 de setembro e 2 de outubro foi realizado no Centro de Yoga Montanha Encantada o intensivo de Hatha Vinyasa Yoga, ministrado pelo professor Márcio Abatipietro.

O curso, oferecido todos os anos na Montanha, é desenhado basicamente para professores de Yoga e pessoas que já tenham alguma prática dentro do Yoga e desejam se aprofundar.

O intensivo apresenta um conteúdo com noções de anatomia, voltadas ao Hatha Yoga; oferece, um aprofundamento no conteúdo filosófico, de Sankhya Yoga e Vedanta e ainda; possui a parte prática, que é um treinamento em Hatha Vinyasa Yoga.

O professor Márcio explica que o intensivo de Vinyasa é baseado em uma combinação de algumas linhas de Yoga, somados a maneira como ele vem decodificando o Yoga nesses 25 anos de experiência.

Ele comenta que reuniu as ferramentas que encontrou nesses anos de prática e desenvolveu um método, dentro desse método que é bastante popular, o Hatha Vinyasa Yoga.

O professor destaca que o Hatha Yoga é a base de todos Yogas, conhecidos e denominados hoje e o Hatha Vinyasa está dentro desse grupo de formas de Yoga que saíram do Hatha.

 

Ele explica que o Vinyasa é uma prática dinâmica, uma combinação entre sequências de posturas criadas de maneira orgânica. Por isso chama atenção para a importância da experiência na prática.

Para Márcio, criar sequências é uma arte e uma das principais características do seu trabalho como professor no intensivo é despertar a criatividade no aluno, para que ele seja capaz de criar sequências que sejam orgânicas para o corpo e baseadas nos fundamentos dos alinhamentos.

Para o professor, uma prática de Hatha Vinyasa deve ser energética; interessante, pelo fato da diversidade de possibilidades e; segura, por isso está sempre atento aos detalhes dos alinhamentos e na execução correta das posturas.

O intensivo nesse formato de sete dias, oferecido na Montanha Encantada, possibilita a abordagem de todas as categorias de posturas: em pé, posturas de estabilização, abertura pélvica, torção, extensão, flexão e inversão, baseadas nos fundamentos e nos princípios do Hatha Yoga. O Vinyasa, conforme explica o professor Márcio, é a movimentação, o “flow”, as transições entre as categorias de posturas. O Vinyasa faz esse link de uma postura para a outra. O professor comenta que esses movimentos possuem uma série de detalhes, que são trabalhados com muita atenção durante o intensivo.

No curso, desenhado para professores, Márcio oferece e trabalha com diversas variações para que os professores possam atender os diferentes níveis de seus alunos.

 

 

O professor Márcio Abatipietro, que é paulista, mas vive em Florianópolis desde 1994, tem uma história de 25 anos com o Yoga. Surfista desde os oito anos de idade, hoje com 41 anos de prática de surf, conheceu o Yoga quando chegou em Florianópolis, associando o Yoga ao Surf. Começou a praticar com o professor Marco Shultz, trabalhando com ele, como braço direito e passando a substituí-lo em algumas aulas. Depois, conheceu o professor Pedro Kupfer, se identificando muito com a linha de pensamento e pesquisas dele sobre Yoga. Márcio destaca que se tornou um grande amigo, irmão e aluno de Pedro Kupfer. Em seguida conheceu o trabalho do professor Joseph Le Page e da professora Liliam Aboin, e também se identificou bastante com o trabalho deles, fazendo a sua formação na Montanha Encantada em 2004.

Em sua jornada como professor, dando muitas aulas e bastante comprometido em transmitir os ensinamentos de Yoga teve muitos professores. Destaca como importantes mentores de seu trabalho, o professor Hemógenes, que foi um grande orientador e o professor Harbans Arora, um mestre na ciência quântica que vive em Fortaleza.

O professor de Yoga, educador e terapeuta corporal com diversas formações nas áreas do Yoga, Márcio Abatipietro fundou em 1998 a escola Arunachala Yoga, na bacia da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, onde ministra as aulas regulares e coordena cursos e eventos. Márcio também realiza palestras e workshops por todo o Brasil, além de participar como professor de vários cursos de formação de seus colegas, parceiros e professores.

Na Montanha Encantada, além de ministrar o intensivo de Hatha Vinyasa Yoga,  participa como professor do corpo de profissionais nos cursos de Formação Profissional em Yoga Integrativa.