Ensino “Experiencial” promove vivência profunda de transformação

Entre os dias 10 de outubro a 6 de novembro foi realizado no Centro de Yoga Montanha Encantada a Formação de Professores de Yoga Integrativa de 2019. O curso é em formato de imersão, com uma carga horária de 250 horas e oferece certificado de formação de professores de Yoga Integrativa, credenciado pela Aliança do Yoga do Brasil e pelo Yoga Alliance, dos EUA. A formação possui uma metodologia teórico-prático, baseada na educação experiencial e habilita aos participantes a ensinarem Yoga Integrativa, com base na tradição do Hatha Yoga, de forma dinâmica e envolvendo todos os aspectos do ensino de Yoga.

A formação de Yoga Integrativa 2019 completou 16 anos de atuação no Brasil e já formou mais de 500 professores. O curso foi ministrado pelo professor Joseph Le Page, co-fundador da Montanha, professores convidados e teve a coordenação da professora Cássia Dayrell Caixeta.

A professora Cássia conta que a cada ano a formação se reorganiza com o objetivo de atender plenamente a necessidade de cada participante. Ela explica que formação está baseada nos oito passos do Yoga de Patanjali e se divide em aulas vivenciais e teóricas de metodologia, filosofia e asanas, além das oficinas e workshops com temas específicos. Cássia elucida que a formação é como se fosse uma alfabetização dentro do Yoga, tendo o tempero da diversidade do olhar e experiência de cada professor e assistente do curso.

 

A professora está na equipe do curso de formação desde 2006 e coordena o curso há quatro anos. Ela destaca que a formação é bem estruturada e conta com uma equipe de professores de alto nível, com muito conhecimento e experiência, responsáveis por disciplinas especificas, como Metodologia, Sistemas Corporais, Anatomia e Fisiologia e Filosofia do Yoga. Este ano a formação da Montanha contou com a participação dos professores Amália Iatarola Furtado, Carol Langowski, Karin Silberberg e Rosana Reginatto, além de outros convidados que ofereceram oficinas vivenciais durante o curso. A professora Letícia Arisio deu uma envolvente aula de Yoga para Crianças e a professora Mari Delta Rolin uma vivência de culinária ayurvédica. Na formação também foi oferecida uma aula de Yoga Restaurativa, com Tracy Blanchard, uma aula de Yoga Dance e os Chakras, com a professora Cleonice Weber e uma oficina de Vinyasa Yoga com o professor Márcio Abatipietro. Durante o curso teve a exibição de um filme sobre a vida e o trabalho do professor Hermógenes, com a autora Paula Bragaglia, que escreveu o livro “Hermógenes, vida e obra de um mestre yogui” e a apresentação musical com o grupo Gandharvas.

Os assistentes que trabalham no curso também são cuidadosamente escolhidos e Cássia comenta que nesta formação de 2019 a equipe foi muito bem formada e o trabalho foi realizado com integração e fluidez. Cássia destacou o perfil acolhedor, paciente e disponível dos assistentes, Bruno Bastos, Guilherme Magalhães e Margarete Zoé Altoé que formaram a equipe deste ano.

Outro detalhe que chamou atenção da professora na formação de professores de 2019 foi o perfil dos participantes. “Um grupo muito diverso, com pessoas que vão desde professores, até os que estão em um nível muito básico de Yoga”, comenta. Para Cássia, o método de Yoga Integrativa, que envolve uma diversidade muito grande de conhecimentos e técnicas, é perfeito para acolher essa diversidade.

 

A professora descreve a formação como sendo uma experiência única. “É um curso realmente fascinante”, comenta. Destaca também que o Yoga Integrativa envolve variados métodos, possuindo uma característica de deixar o participante muito confortável, sem perder a raiz do Yoga.

Na formação, o material base utilizado é o Guippy – Guia Prático de Posturas de Yoga, dos professores Joseph Le Page e Lilian Aboim, mas cada professor da formação possui sua própria “pegada” no Yoga e traz sua contribuição para somar ao conteúdo do curso.

A professora Cássia manifestou sua gratidão por poder compartilhar mais uma vez essa experiência do curso de formação da Montanha Encantada que, como destaca, cada ano é diferente. Com o olhar de mãe e muito jogo de cintura, Cássia cuida atentamente de cada detalhe da formação, buscando atender com amorosidade, tanto os participantes, como os assistentes e professores do curso.

Cássia destaca ainda que, além da busca pela formação profissional, este ano o curso teve a participação de muitas pessoas que buscam a cura e procuram o Yoga como recurso. “Como é um curso muito vivencial, que trabalha muito a experiência e o autoconhecimento, ele mexe muito com as emoções e as pessoas realmente saem daqui transformadas”, comenta com alegria.

A formação de professores de Yoga Integrativa conduz os participantes a uma jornada de autoconhecimento e transformação, os preparando para ensinarem Yoga Integrativa, incluindo Asana, Pranayama, Mudras, Bandhas, Relaxamento e Meditação, como meio de promover o bem-estar integral das pessoas e é realizada anualmente no Centro de Yoga Montanha Encantada.