,

Culinária vegetariana e crudívora na Montanha Encantada

Texto:  Ricardo  Casarini

A equipe da cozinha do Centro de Yoga Montanha Encantada recebeu mais uma vez, durante o Retiro de Inverno do Simplesmente Yoga, o trabalho de consultoria da especialista em alimentação natural Márcia Unfer.

Márcia é naturopata, iniciada em Reike e aromaterapeuta, além de especialista em alimentação vegetariana, vegana e crudívera. Essa é a segunda vez que Márcia passa alguns dias trabalhando com equipe da cozinha da Montanha, numa parceria em que os resultados vêm conquistando muitos elogios de todos que frequentam o centro de Yoga.

A consultoria tem como objetivos compartilhar receitas, trazendo mais opções para os cardápios de café da manhã, almoço e jantar; ensinamentos sobre novas técnicas de manipulação e produção de alimentos e ainda; trabalhar com a motivação da equipe da cozinha.

Márcia Unfer, que também possui formação em relações públicas, explica que a paixão pela cozinha vem desde criança. Nascida em uma família de origem italiana, que tem a culinária como tradição, ela conta que desde muito pequena já cozinhava ajudando no preparo dos alimentos da família.

 

Há mais de 20 anos trabalha como empresária no ramo de alimentação, em uma empresa familiar. Ela conta que desde que participou de um curso de alimentação saudável, com o Dr. Alberto Peribanez Gonzalez, autor do livro: “Lugar de médico é na cozinha: Cura e saúde pela alimentação viva”, ela deu uma guinada em sua forma de preparar e consumir os alimentos, passando para uma dieta vegetariana e vegana.

Márcia explica que a conexão que teve com os alimentos a partir do curso foi diferente e ela passou a trabalhar com uma preparação que envolve o corpo, a mente e a alma. “Uma conexão espiritual, física e emocional”, esclarece.

Ela comenta que sente como uma missão de vida, compartilhar sobre a importância de uma alimentação saudável, não só para as pessoas que mudam seus hábitos, mas também para todo o planeta.

Em 2012 publicou o livro: “Cozinha viva – 107 receitas fáceis, cruas, nutritivas e saborosas para você viver mais e melhor” e também tem vários e-books sobre alimentação vegetariana, vegana, crudívora e orgânica.

Márcia Unfer também se dedica à organização de cursos, workshops, palestras e consultorias de Alimentação Viva, levando a mensagem de que a alimentação saudável é fácil e acessível para todos. Márcia explica que em seu trabalho enfatiza todo o percurso de uma alimentação saudável, que vai desde a escolha, compra, transporte e armazenamento; até o manejo, a preparação e o servir. Levando em consideração todos os aspectos, que vão além dos benefícios pessoais de uma boa alimentação, até a própria saúde e manutenção do planeta terra.

O trabalho de Márcia Unfer é carregado de muito amor, dedicação e pesquisa. O alimento para ela é saúde e vida, por isso, está muito atenta a todos os detalhes de cada ingrediente, buscando explorar a potência e os benefícios de cada alimento. Márcia trabalha bastante com alimentos crus, considerados vivos; fermentados naturais e germinados. Ela destaca a potencialidade desses alimentos para a saúde, o vigor físico, a disposição e a imunidade das pessoas.

Um dos objetivos principais do trabalho de Márcia, como ressalta, é trazer consciência sobre a alimentação e “fazer com que as pessoas voltem a fazer sua própria comida”, que segundo ela, “é o único jeito de se comer bem”.

Nesta segunda vez que Márcia Unfer veio prestar consultoria na cozinha da Montanha, ela permaneceu por uma semana, atuando junto com toda equipe da cozinha, dos diferentes turnos, durante o Retiro de Inverno do Simplesmente Yoga, que tinha aproximadamente 90 pessoas para se alimentar, no café da manhã, almoço e jantar. Márcia considera que o resultado do trabalho foi um sucesso novamente, como da outra vez que veio por dez dias. “Recebemos muitos elogios durante o retiro, as pessoas nos dão depoimentos que nos deixam até emocionadas”, comenta com alegria.

Márcia Unfer revela, sorrindo, que a parceria com a cozinha da Montanha Encantada está sendo muito proveitosa. Conta que toda a equipe está muito receptiva e se afinou bastante com todos. Destaca também que a cozinha da Montanha é muito bem montada, “o espaço é maravilho, as instalações, equipamentos, o recurso é muito bom e a equipe é maravilhosa”, garante. Márcia segue seu trabalho na cozinha da Montanha Encantada e já tem data marcada para seu retorno, ainda este ano, no mês de outubro, durante a Formação de Professores de Yoga Integrativa.