,

Coração Saudável em Garopaba

O programa de Yogaterapia Coração Saudável, faz parte dos programas para a comunidade que o Instituto de Yoga Integrativa oferece. Criado desde 2005, por Joseph Le Page e Lilian Aboim, para pessoas com hipertensão, problemas cardíacos e diabetes tipo b, ele vem acontecendo de vento em popa aqui na cidade de Garopaba – Santa Catarina.

Finalizamos com muito amor mais um programa semestral em nossa cidade, o programa ocorreu para os pacientes da Unidade Básica de Saúde Ambrósio, no período de 12 semanas, com encontros semanais.

WhatsApp Image 2019-06-29 at 15.52.36 (2)

A Yogaterapeuta responsável pelo programa na cidade de Garopaba, é a Mari Delta, formada em Yogaterapia pelo Centro de Yoga Montanha Encantada, que junto com sua assistente Inti Mesquita Alt, apresentou o Coração saudável e seus benefícios na Saúde Integral para a diretora do PSF – Programa de Saúde da Família, Gabriela Rodrigues.

O PSF direcionou para a Unidade Básica de Saúde Ambrósio, onde a médica residente Drª Andressa Pedro Barbosa,aprovou e abraçou o programa. Para uma melhor compreensão foi conduzido uma demonstração da aula de Yoga no formato do Coração Saudável para todos os médicos, enfermeiros e agentes de saúde.

WhatsApp Image 2019-06-29 at 15.52.36 (1)

A Unidade de Saúde do Ambrósio definiu e convidou os pacientes que participaram dessas aulas, cederam o espaço, aferiram a pressão e acompanharam as aulas que ocorreram. Nesse programa todas as práticas foram acompanhadas pela DrªAndressa Pedro Barbosa que se apaixonou pelo programa.

Alguns participantes muitas vezes são abraçados em outras condições especiais, como dores crônicas, ansiedade e insônia devido ao retorno positivo comprovados.

Através de gráficos e questionários feito por uma psicóloga no programa, é possível analisar o efeito da Yogaterapia para os participantes e a evolução e mudanças na vida e na saúde deles. O relato da melhoria no sono, ansiedade e disposição, é quase sempre unanime entre eles.

coração saudável-01

Nosso programa é semestral e oferecido pelo Instituto de Yoga Integrativa, para o novo semestre existe a possibilidade de duas turmas na Região de Garopaba. Ele acontece simultâneo em Imbituba com duas turmas com o Yogaterapeuta Victor Pires, e no Hospital Universitário da UFSC, em Florianópolis, como parte do Projeto Amanhece e todo fim do ano com a Yogaterapeuta Suzana Joffily.