,

Ashtanga para todos

Texto e Fotos:  Ricardo  Casarini

O intensivo de Ashtanga Vinyasa Yoga, ministrado pela professora Dany Sá, entre os dias 15 e 21 de setembro, teve as vagas esgotadas meses antes da sua realização. A imersão, realizada no Centro de Yoga Montanha Encantada, contou com a participação de 45 pessoas vindas de diversas regiões do Brasil.

O intensivo de Ashtanga Vinyasa Yoga é recomendado para todos, explica a professora que acredita e trabalha com essa proposta. Segundo ela, podem participar desde os que nunca tiveram contato com Ashtanga e pretendem se iniciar, como os que desejam aprimorar a sua prática e conhecer melhor o método de acordo com suas raízes tradicionais e ainda os praticantes mais avançados e até professores.

No intensivo, são oferecidas diariamente aulas práticas no estilo Mysore, como é tradicionalmente ensinado na Índia, onde cada aluno vivencia a prática dentro do seu próprio ritmo e nível de aprendizado, contado com a ajuda da professora para os ajustes; aulas práticas para iniciantes, onde são ensinados os princípios básicos e as primeiras posturas, para os estudantes irem conhecendo e memorizando a série; as aulas “Chanting”, onde o aluno aprende a entoar os principais mantras e cânticos védicos, assim como o nome correto em sânscrito de cada postura da série e sua contagem; rodas de pergunta e respostas, onde o aluno pode tirar dúvidas específicas; aulas de pranayamas e meditação e ainda; as aulas treino.

Dany Sá pratica e estuda a filosofia do Yoga desde 2002. Ela conta que começou a praticar Hatha Yoga em uma academia no Rio de Janeiro e, interessada pela prática, começou a comprar livros e estudar. Depois, fez sua formação para professores de Yoga com o professor Pedro Kupfer, em Florianópolis/SC, em 2005, apenas com o objetivo de conhecimento pessoal, pois não tinha intenção de trabalhar com Yoga.

 

Em 2006, iniciou a sua prática regular de Ashtanga Vinyasa Yoga no Rio de Janeiro com o professor Matthew Vollmer e ampliou seus estudos com o professor Clayton Horton, em São Francisco – CA, sendo também a sua assistente durante as aulas.

Em 2011 decidiu buscar a fonte da Ashtanga, na escola de Patabi Jois, em Mysore, na Índia. Desde 2013 passou a viajar frequentemente para estudar no KPJAYI – Ashtanga Yoga Institute, com os professores Sharath Jois e Sarawasthi Jois, onde é professora autorizada nível 2.

A prática de Ashtanga Vinyasa Yoga necessita de foco, disciplina e dedicação. Envolve práticas diárias, seis vezes por semana, com apenas um dia de descanso. Dany Sá explica que o praticante precisa desenvolver sua Sadhana, prática espiritual diária.

A professora comenta que desde o início de sua jornada com o Yoga realiza tudo com muito amor, por isso acredita que mesmo sem ter a pretensão de ser uma professora de Ashtanga, começou a compartilhar seus conhecimentos e desta maneira os alunos foram surgindo e aumentam cada dia mais, nos cursos, intensivos, workshops e aulas, que ministra em diversas cidades do Brasil e também em seu Asthanga Yoga Shala, no bairro Leblon, no Rio de Janeiro.

Durante as aulas ministradas por Dany Sá no intensivo fica visível a atenção plena e dedicação que a professora tem com cada aluno e cada detalhe da prática. Nas aulas no estilo Mysore, Dany Sá circula pela sala auxiliando e ajustando cada um dos praticantes de acordo com o que eles necessitam. Os ajustes são feitos pela professora com muita precisão, cuidado e carinho.

 

Dany Sá ressalta que durante as aulas práticas os alunos passam por experiências com o corpo e suas sensibilidades. Ela explica que é necessária uma conexão entre o professor e o aluno. Enfatiza que cada aluno, cada corpo envolve um conjunto de coisas e por isso é necessário um olhar apurado, capaz de perceber os alunos em todos os sentidos.

Este é o sétimo ano que ano que Dany Sá ministra o intensivo de Ashtanga no Centro de Yoga Montanha Encantada. A professora destaca que geralmente seus intensivos acontecem durante um final de semana ou feriado e, que esse formato de uma semana seguida, só é realizado na Montana Encantada.

Mesmo com uma rotina de aulas durante o intensivo bastante puxada, Dany Sá não deixa de lado a sua prática pessoal diária das 4h30min, realizada na sala Ganesha, antes dos alunos chegarem para a primeira prática da manhã. “Quando os alunos chegam para aula já estou aquecida e conectada”, destaca.

O próximo intensivo de Ashtanga da professora Dany Sá na Montanha Encantada já tem data marcada, e será realizado nos dias 23 a 29 de agosto de 2020.