,

20 a 26 julho 2023 – Pranayamas, Mudrás, Bandhas e Anatomia do Corpo Sutil

Com Joseph Le Page, Amália Iatarola e Karin Silberberg

Nos textos antigos de Hatha Yoga, o Yoga do corpo físico, o elemento mais importante do estudo é o entendimento e a experiência do corpo sutil. Este corpo está feito de centros de energia (chakras), canais de energia (nadis), e fluxos de energia (prana vayus).

É através do conhecimento deste corpo sutil que as posturas e outras práticas no nível do corpo físico podem ser realizadas com mais facilidade e fluidez. É a integração com o corpo sutil que também permite os benefícios do Yoga como flexibilidade, equanimidade e saúde integral.

É o conhecimento do corpo sutil que serve como portal para nosso ser espiritual. Enfim, o conhecimento do corpo sutil é o coração da prática do Yoga.

Neste curso, vamos aprofundar no entendimento experiencial do corpo sutil através das práticas de pranayamas, mudrás, bandhas e técnicas de cura prânica, que são as mais importantes para desabrochar a sua energia sutil.

Pranayama engloba todas as práticas de respiração tradicionais que servem para a saúde do corpo físico, equilíbrio do corpo sutil e desabrochar do corpo espiritual. O curso ensina mais de 30 pranayama, juntamente com todas as variações e os benefícios em níveis estruturados, começando com as mais básicas até as técnicas avançadas.

Também vai ser abordada a fisiologia de respiração para entender como os pranayamas funcionam, e como eles podem ser direcionados para otimizar a saúde e para utilizar em condições específicas de saúde. O material do curso está apoiado no livro Pranayama para Cura e Transformação, de Joseph Le Page e Karin Silberberg, ministrantes deste curso.

Os mudrás são gestos de mãos, face e corpo, cujo propósito especial é desabrochar e equilibrar o corpo sutil. Através dessa abertura energética, os mudrás servem como terapias para um grande leque de condições de saúde físicas e psicoemocionais. Os mudrás também facilitam nosso entendimento e integração com o corpo sutil, incluindo chakras, prana vayus e nadis. Será abordado, ainda, o uso dos mudrás como apoio para meditação e jornada espiritual. O estudo de mudrás se baseia no livro Mudrás para Cura e Transformação, de Joseph Le Page e Lilian Aboim.

Dentro dos textos de Hatha Yoga, os bandhas estão incluídos na categoria dos mudrás. Eles têm um papel especial na criação de um invólucro dentro do corpo onde presenciamos nosso corpo sutil. Este curso apresenta as várias dimensões da prática dos bandhas, incluindo para a prática de pranayama, a prática dos ásanas e a prática de meditação. Este curso apresenta também a anatomia e a fisiologia dos bandhas e os seus benefícios para condições específicas de saúde.

Todas estas ferramentas serão utilizadas em nosso estudo do corpo sutil, incluindo chakras, nadis e prana vayus, para entender como eles funcionam como um conjunto para nossa saúde física, equilíbrio psicoemocional e desabrochar espiritual. As ferramentas juntamente com o entendimento do corpo sutil vão ser utilizados criar aulas de Yoga para acessar essas e equilibrar essas energias.

Também vamos aprender como canalizar a energia do corpo sutil para a cura através da cura prânica. A cura prânica é uma ciência indiana antiga que utiliza o direcionamento de respiração e prana em partes específicas do corpo para otimizar a saúde física e psicoemocional e remover bloqueios ao nível energético.

Enfoque do Curso

  • Entendimento do papel da respiração no processo de integração mente-corpo-espírito, a essência do Yoga.
  • Como integrar mudrás, pranayamae meditação com os asanas para criar uma prática completa de Yoga.
  • A prática dos 20 principais pranayamas, apresentados em níveis, compreendendo claramente as técnicas de cada um deles e seu papel no processo de restabelecimento do equilíbrio energético, fundamental na retomada da saúde e cura de condições específicas, incluindo suas modificações, benefícios e contra-indicações.
  •  A fisiologia de pranayama, entendendo os efeitos de cada pranayama no corpo físico, para compreender e modificar os efeitos e benefícios para cada indivíduo.
  • A prática dos principais mudrás, praticados em famílias, com entendimento do funcionamento de cada uma delas, e seu papel no processo de equilíbrio do corpo energético, cura e saúde, e desabrochar do ser espiritual.
  • O estudo de Mudrá Yoga, a utilização de mudrás específicos para os asanas mais importantes com a intenção de facilitar a permanência na postura, com mais estabilidade e conforto, aprofundando seus benefícios.
  • A ciência de Pranavidya, a tomada de consciência do fluxo de Prana dentro do corpo, incluindo os pranavayus e sua relação com os asanas, pranayamas e mudrás.
  • Métodos de cura prânica em relação a todos os aspectos de Prana: respiracão, nadis, pranavayus e chakras.
  • A ciência de Yoga Nidra para abrir os canais de Prana.
  • O Yoga Tibetano para expansão e canalização do fluxo de Prana dentro do corpo.
  • Práticas em meio à natureza para absorver e assimilar o máximo de Prana, reequilibrando todo o nosso sistema energético.

 A quem se destina

Este curso destina-se a professores de Yoga e praticantes de Yoga, com um mínimo de 1 (um) ano de prática contínua.

O programa inclui

6 pernoites

3 refeições diárias – comida vegetariana

1 prática diária de Meditação e Yoga, com enfoque em pranayama, mudrás ebandha

1 segmento diário de metodologia dos mudrás

1 segmento diário de teoria e prática de pranayama e bandhas

1 segmento diário de fisiologia de pranayamas

1 segmento diário de cura prânica e aplicação dos pranayamas e mudrás em sessões terapêuticas

1 segmento diário de Yoga Nidra

1 passeio para caminhada na praia

Atividade noturnas intercaladas com noites livres – mantras, pranayamas, mudrás ou meditação

1 livro de Mudrás

Certificação

Ao término do curso o aluno receberá um certificado de participação de 60 horas.

Programação prevista

Programação prevista

Primeiro dia

16:00 – 19:00 – Check-in
19:00 – 20:00 – Jantar
20:30 – 21:30 – Palestra de Abertura

Programação diária

06:30 – 08:00 – Prática de Yoga, Meditação, Pranayama e Mudrás
08:00 – 09:00 – Café da Manhã
09:00 – 11:00 – Fisiologia e Metodologia dos pranayamas

11:15 – 13:00 – Integrando  o corpo sutil na pratica dos asanas
13:00 – 14:00 – Almoço
14:00-  15:15 – Tempo livre
15:15 – 16:45 – Metodologia e benefícios de mudrás

17:00 – 18:00 – Prática de pranyama e bandha

18:00 – 18:15 – Intervalo
18:15 – 19:00 – Cura Prânica e Yoga Nidra
19:00 – 20:00 – Jantar
20:30 – 21:30 – Meditação sobre as dimensões do corpo sutil

Último dia :

07:00 – 08:30 – Prática de Yoga/ Meditação/ Pranayama/ Mudrás
08:30 – 09:30 – Café da Manhã
09:30 – 10:00 – Check-out

Ministrante

Joseph Le Page

  • Norte-americano, naturalizado brasileiro, com mestrado em educação experiencial.
  •  Fundador do Integrative Yoga Therapy, em 1993, uma das primeiras instituições a levar o Yoga para o sistema médico de saúde nos EUA.
  •  Nos últimos 20 anos, formou mais que 3.000 professores de Yoga e Yogaterapeutas no Brasil e no exterior.
  •  Desde 1996, faz parte da equipe de professores do Kripalu Center, MA, o maior instituto de Yoga dos EUA.
  • Co-fundador do Centro de Yoga Montanha Encantada, em Garopaba, SC, o maior centro de retiro de Yoga da América Latina, inaugurado em 2003.
  • Presidente do Instituto Yoga Integrativa, entidade sem fins lucrativos, localizada no Centro de Yoga Montanha Encantada, que promove programas de autoconhecimento e bem estar, assim como patrocina programas gratuitos de Yoga e Yogaterapia para a saúde da comunidade.
  •  Joseph é co-diretor do programa de Yogaterapia Coração Saudável, realizado desde 2006 em Garopaba, SC, em parceria com o PSF-NASF de Garopaba.
  • Joseph integra a visão do Yoga, da pedagogia e da arte de curar, formando um programa de ensino de Yoga criativo e abrangente. Seu enfoque é apresentar a riqueza e profundidade da ciência do Yoga de maneira altamente experiencial e de fácil compreensão e, sobretudo, com bom humor.

Amália Iatarola Furtado

  •  Formada em História pela Universidade de Juiz de Fora  (MG) -2004
  •  Formação em Hatha Yoga pela escola Ananda Chandra curso de 250h, em Juiz de Fora/ MG. Com extensão no Asharam Vrajabhumi com Maharaj Chandra Mukha,   em Teresópolis/RJ – 2003
  •  Curso em Introdução a Iyengar Yoga com a professora Francis Lawrence no Rio de Janeiro – 2004
  •  Curso de Vinyasa Flow com a professora norte-americana Robin Findler – 2006
  • Formação em Yoga pela Escola Shakti Yoga, curso de 500h, em Juiz de Fora/ MG, com os professores convidados: Professor Hermógenes, Camila Reitz, Gloria  Arieira, Joseph Le Page,  Lilian Aboim – 2007
  • Curso de Alinhamento de Asanas segundo Iyengar Yoga, com Robin Findler – 2007
  • Curso de Introdução ao Vedanta, com Gloria Arieira – 2007
  •  Intensivo de Iyengar Yoga no Yoga Study Centre em Rishikesh / India – 2010
  •  Formação em Yoga Integrativa, 250h, no Centro de Yoga Montanha Encantada – 2017
  • Curso de Anatomia do Yoga, Asanas com Ahimsa, com Carol Langowski, no Centro de Yoga Montanha Encantada – 2018
  • Formação em Terapeuta Ayurveda pela Ibrata e pela Abra no Rio de Janeiro / RJ; – Formação com o professor e terapeuta Cristián Aguado no Vale do Capão, Chapada Diamantina / BA, formado na Asho School of Ayurveda and Pancha Karma, Dharamsala/India.
  • Atualmente, Amália é ministrante  no programa “Aulas de Yoga para a Comunidade”, do Instituto Yoga Integrativa, e professora em diversos cursos oferecidos pela Montanha Encantada. Amália também atua como Terapeuta Ayurveda no Centro de Terapias Dhanvantari, no Centro de Yoga Montanha Encantada.

Karin Silberberg

 

  • Fisioterapeuta,   CREFITO (72027) pós graduada em  Medicina Chinesa  e Neurociência do Comportament
  • Possui diversas formações em Ortopedia, Neurociência e em Posturologia e Cadeias Musculares e Articulares.
  • Atualmente estuda Pranayamas através da Formação de Professor de 500 horas em Pranayama com Yogacharini Deepika e  Yogacharya Dr Ananda Balyogi Bhavanani do International Centre for Yoga Education and research, India (ICYER)  Yoga Satsanga Ashram (YSA) Indian Yoga Association (IYA) Yoga Alliance Professionals (YAP)
  • Karin é Yogaterapeuta, tem atuado sob diversas frentes junto à Yoga Integrativa (com).
  • Watsuterapeuta e Instrutora de Watsu pela WABA – Worldwide Aquatic Body Work Association, California – EUA.
  • Como Fisioterapeuta, a abordagem de Karin é holística, integrando diversos recursos, de acordo com as necessidades específicas de cada paciente. Karin atua como Fisioterapeuta, desde 2004.
  • Educadora Experiencial ao ar livre. Ensina Liderança e Desenvolvimento Pessoal através de grandes expedições em meio à natureza, pela Escola Internacional de Educação ao Ar Livre NOLS, desde 2008. EDU– EUA.
  • Professional Coach e Facilitadora de grupo pela sociedade Latino Americana de Coaching. ( SLAC- Sociedade Latino Americana de Coaching)
  • Técnica em Medicina de Emergência em áreas  urbanas e naturais (WEMT) pela   – orgEUA.
  • Como Fisioterapeuta e Educadora Experiencial, Karin encontrou a paixão pela pesquisa, visando  criar “pontes” que liguem o conhecimento científico ao mundo sutil das emoções, psíquico,  mental e espiritual do ser humano.  Tais pesquisas enriquecem sua atuação como Educadora, Instrutora e Terapeuta.
  • Karin divide seu tempo entre expedições com seus alunos, em áreas naturais silvestres, como Patagônia, Alasca, Scandinávia, Montanhas Rochosas,  e em Garopaba, no Brasil.
  • Mora em Garopaba, junto à natureza, e se dedica a cuidar da saúde de seus pacientes, além de estar envolvida em vários projetos de Yoga Integrativa no centro de Yoga Montanha Encantada.
  • Vive o Yoga de forma integral no seu dia a dia, e como  Terapeuta e ser humano acredita que o caminho do Yoga é chave para a manutenção e a busca da plenitude de uma saúde física, emocional e espiritual do ser

Depoimentos de participantes desse programa 

“Simplesmente Espetacular.”

” É um lugar que encanta pela natureza, qualidade dos cursos e atendimento; amorosidade.”

“Encantada! Energias reabastecidas e volta garantida!”

“Experiência muito enriquecedora, acolhimento, conexão com o interior.Transformadora!”

 “Lugar mágico, vibração de de cura e amorosidade, atenção aos detalhes!”

” Fonte alimentadora da nossa alma!”

” O Centro superou todas a melhores expectativas. Gostaria de poder voltar um dia, digna deste privilégio.”

O Centro de Yoga Montanha Encantada oferece massagens relaxantes e outros procedimentos ayurvédicos: sauna, esfoliações, massagens nutridoras ou desintoxicantes, entre outras. Não incluso no pacote.

Investimento (acomodação por pessoa)

 

 

Passo a passo para a sua inscrição:

  • Faça a sua pré-inscrição no link abaixo.
  • Aguarde nossa resposta por e-mail. Nela você receberá as orientações para efetuar o depósito de R$ 500,00. Este é o valor da taxa de inscrição e está incluído no investimento total do programa.
  • Após efetuar o depósito, envie uma foto do comprovante, devidamente identificado com o nome do aluno e do programa, para o e-mail programas@yogaencantada.org. Somente através desta comprovação é que sua inscrição estará garantida.
  • Retornaremos seu e-mail com as próximas orientações.

Opções de Pagamento

  • Transferência bancária
  • Depósito em conta
  • Cartão de crédito – parcelamento em até 4x

*  8% de desconto para pagamento do investimento total no depósito em conta.

Obs.: Não aceitamos cheques.

Para maiores informações: programas@yogaencantada.org / Tel: (48) 3254-2112.

Pré-inscrição

Obs.: Cada participante deve fazer sua pré-inscrição individualmente.

 

Veja as fotos do nosso curso passado.