TEXTO E FOTOS  RICARDO CASARINI 

Na sexta-feira, dia 21 de junho, o Dia Internacional do Yoga também foi celebrado no Centro de Yoga Montanha Encantada, em Garopaba/SC. O dia Internacional do Yoga é comemorado por centenas de países em todo mundo e foi aprovado e instituído pelas Nações Unidas, no ano de 2014.

Na celebração da Montanha Encantada, os alunos que frequentam as aulas de Yoga para a Comunidade, oferecidas pelo Centro de Yoga, puderam participar de diferentes aulas, que aconteceram sucessivamente na sala de práticas Ganesha.

O co-fundador do Centro de Yoga Montanha Encantada, Joseph Le Page, deu as boas-vindas aos participantes que juntos entoaram o mantra Om para iniciar a primeira prática da tarde, de Yoga Tibetano, oferecida pela professora de São Paulo, Rita Toledo, que estava conduzindo o retiro Kum Nye – Yoga, Relaxamento e Cura, na Montanha Encantada. Com o ritmo lento, característico do Yoga Tibetano, os participantes iniciaram as suas jornadas de práticas em comemoração ao Dia Internacional do Yoga.

site-01

Logo na sequência da prática de Kum Nye, foram oferecidas práticas de Yoga Integrativa, com a professora Leticia Mariath Arisio; Yoga Dance, com Mari Delta; Yoga de Restauração, com a professora Tracy Blanchard e ainda uma prática de meditação com o professor Joseph Le Page.

site-01-01

O professor também falou um pouco sobre a consolidação do Dia Internacional do Yoga, rememorando brevemente a história do Yoga. Ele destacou que o Yoga faz parte de uma cultura milenar indiana e que apenas recentemente passou a ser integrado na cultura ocidental. Joseph explicou que o Yoga como conhecemos aqui, oferecido através de aulas, veio desse desenho ocidental, principalmente da cultura britânica. O que acabou expandindo a possibilidade de o Yoga ser praticado em todo o mundo, por pessoas de diferentes culturas e raças.

Ele relatou que o reconhecimento e a consolidação do Dia Internacional do Yoga pelas Nações Unidas faz parte de um movimento político importante que acontece na Índia, desde 2014, liderado pelo Primeiro Ministro Narendra Modi, que instituiu um Ministério do Yoga, responsável por promover a medicina tradicional e a prática do Ayurveda, Yoga, Unani, Siddha e Homeopatia.

DSC_0989

Em setembro de 2014, Narendra Modi, apresentou às Nações Unidas a ideia de comemorar um Dia Internacional da Yoga. Ele usou as seguintes palavras: “O Yoga é um presente inestimável da antiga tradição indiana. Corporifica a unidade entre a mente e o corpo; o pensamento e a ação; o controle e a plenitude; a harmonia do homem com a natureza; uma abordagem holística para a saúde e o bem-estar.”

Em dezembro do mesmo ano a comemoração do Dia Internacional do Yoga foi aprovada na 69ª Assembleia Geral da ONU e conseguiu feitos históricos. Foi a primeira resolução aprovada em menos de 90 dias pela ONU, a partir da data de proposição. E foi a votação mais bem-sucedida em toda a história da Nações Unidas, sendo aprovada por 175 nações. Depois da aula de história sobre o Dia Internacional do Yoga, o professor Joseph conduziu uma prática de meditação, com mantras e mudrás.

DSC_0992

Já no finalzinho da tarde do dia 21, a Montanha Encantada ofereceu aos participantes um café da tarde, com salgados veganos, bolos e chá. Para encerrar as comemorações do dia Internacional do Yoga, aconteceu um recital de mantras com a banda Gandharvas Mantras, fechando as cerca de seis horas de práticas de Yoga e celebração, com o Nada Yoga (Yoga do Som) e o Yoga Devocional, com o cantar dos mantras.

 DSC_1037