, , ,

18 a 24 Agosto 2024- Retiro de Meditação Vipassana

Com Ricardo Sasaki

O que é Meditação Vipassanā?

Vipassanā é o nome pelo qual uma abordagem meditativa da tradição do Buddhismo Theravada passou a ser mais conhecida no Ocidente. Esse tipo de meditação tem suas origens nos ensinamentos do Buddha, e foi preservado por linhagens monásticas, principalmente na Tailândia, Birmânia (Myanmar) e Sri Lanka. Ela consiste em uma minuciosa observação dos processos mentais e corporais, com uma série de instruções e entendimentos facilitadores para um aprofundamento da percepção das realidades subjacentes em nossas experiências. A partir disso, o desenvolvimento da serenidade e da visão penetrante acontece. Vipassanā é um aprofundamento do que no Ocidente tem sido conhecido por “Mindfulness”, apresentando mindfulness (a consciência plena ou vigilância) no contexto da psicologia profunda oriental.

Neste retiro complementaremos a prática de vipassana com um estudo sobre as emoções, em particular as aflitivas. Este estudo possibilitará que a observação treinada em vipassana seja mais efetiva para o praticante, o qual saberá não apenas reconhecê-las mas também administrá-las.

Objetivo da prática

Vipassanā almeja uma visão clara e não-obscurecida de nós mesmos e da vida. Para atingir esse objetivo, existem várias técnicas, e todas elas podem ser chamadas de vipassanā. Este nome estritamente não se refere a alguma técnica específica, mas ao objetivo da meditação, uma visão clara da realidade ou das coisas como elas são. O praticante, em seu caminho para o desenvolvimento dessa visão clara e penetrante, entra em contato com dimensões da mente e do corpo, antes desconhecidas. Tais descobertas abrem novas perspectivas, além de desenvolver a serenidade e o autoconhecimento experiencial. Ela consiste tanto no desenvolvimento da calma quanto da observação de si mesmo

O retiro é conduzido todo em silêncio entre os participantes, incentivando o exercício da introspecção interior e a aplicação das várias técnicas ensinadas ao longo do dia. Além das aulas, o praticante terá acesso a entrevistas individuais e discussões em grupo para esclarecer dúvidas e indagações.

A quem se destina

Apresentamos vipassanā de maneira gradual desde a prática do desenvolvimento da atenção e da vigilância em relação ao corpo até os elementos mais sutis da mente, de maneira que tanto pessoas completamente iniciantes na prática quanto aquelas que já praticam alguma técnica de vipassanā obtenham elementos úteis em sua meditação e para sua vida diária.

 

Certificação

A certificação é de participação em 60 horas de retiro.

Ministrante

Ministrante

Ricardo Sasaki é psicólogo formado pela USP. Atualmente, reside em Belo Horizonte – MG. Além da prática psicoterapêutica, coordena o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda, desenvolvendo, por meio de aulas, escritos e traduções, alguns aspectos da filosofia/psicologia oriental, meditação e religiões comparadas. Há anos treina sob diversos professores, tendo vivido em mosteiros nos EUA, Tailândia, Índia e outros países do Sudeste Asiático, com os quais mantém constante contato.Desde 1994, convida e organiza retiros e atividades com vários professores e monges buddhistas de fora do Brasil. Em 1999, iniciou as obras do Nalandarama (Mosteiro da Generosidade Sem Fim), o primeiro Centro Theravāda da América do Sul dedicado exclusivamente a retiros de meditação intensiva na tradição das florestas. Seu nome de Dharma no Mahāyāna é Shaku Ryushin, sendo um professor de Dharma e ministro laico autorizado na linhagem do Rev. Gyomay Kubose. Na tradição Theravāda, seu nome de Dharma é Upāsaka Dhanapāla, tendo recebido a certificação como Dhammacariya (professor de Dharma) do Aggamahapandita Rewata Dhamma Sayadaw, o monge mais sênior de Myanmar (Birmânia) vivendo no ocidente, da linhagem birmanesa do Buddhismo Theravāda. É responsável na América do Sul pela veiculação dos ensinamentos de Ajahn Buddhadāsa, o renomado monge e renovador do buddhismo tailandês da linhagem das florestas do Buddhismo Theravāda. Tem um MA em Buddhismo pela Birmingham Buddhist Academy, e em 2010 foi agraciado pela Sangha birmanesa e pelo Ministério de Assuntos Religiosos de Myanmar com o título de “mahasadhammajotikadhaja” (“grande bandeira luminosa do verdadeiro dhamma”) por serviços significativos para a purificação, perpetuação e desenvolvimento do Buddha Sasana (tradição buddhista) em Pariyatti (estudo) e Patipatti (prática).

O programa inclui

  • 6 pernoites
  • 3 refeições diárias – comida lacto vegetariana
  • Palestras ao longo do dia sobre os fundamentos do Budismo, ministradas por Ricardo Sasaki
  • 1 prática diária de Yoga
  • 1 prática diária de Yoga Nidra – relaxamento profundo

Programação

Primeiro dia 

16:00 – 19:00 – Check in
19:00 – 20:00 – Jantar
20:30 – 21:30 – Abertura

Durante a semana

06:45 – 07:30 – Meditação
07:30 – 08:30 – Prática de Yoga
08:30 – 09:30 – Café da manhã
10:00 – 12:45 – Aula e Meditação
13:00 – 14:00 – Almoço
14:00 – 15:30 – Tempo livre
15:40 – 19:00 – Aula e Meditação
19:00 – 20:00 – Jantar
20:30 – 21:15 – Aula e Meditação

Último dia 

06:45 – 07:30 – Meditação
07:30 – 08:30 – Prática de Yoga
08:30 – 09:30 – Café da Manhã
09:30 – 10:00 – Check out

 

Investimento (acomodação por pessoa)

Passo a passo para a sua inscrição:

  • Faça a sua pré-inscrição no link abaixo.

PRÉ-INSCRIÇÃO

  • Aguarde nossa resposta por e-mail. Nela você receberá as orientações para efetuar o depósito da inscrição e está incluído no investimento total do programa.
  • Após efetuar o depósito, envie uma foto do comprovante, devidamente identificado com o nome do aluno e do programa, para o e-mail programas@yogaencantada.org. Somente através desta comprovação é que sua inscrição estará garantida.
  • Retornaremos seu e-mail com as próximas orientações.

Cada participante deve fazer a sua pré-inscrição individualmente.

Opções de Pagamento

  • Transferência bancária
  • Depósito em conta
  • Cartão de crédito

Para mais informações: programas@yogaencantada.org / Tel/Whats: (48) 3254-2112.

O Centro de Yoga Montanha Encantada oferece massagens relaxantes e outros procedimentos ayurvédicos: sauna, esfoliações, massagens nutridoras ou desintoxicantes, entre outras. Não incluso no pacote.