12 a 18 julho 2018 – Expandindo os seus Horizontes como Professor de Yoga

Com Joseph Le Page, Suzana Cruz, Marcio Abatipietro, Tracy Blanchard e Sarah Clotworthy

Hoje em dia, o professor de Yoga precisa ter habilidade para trabalhar com várias modalidades, servindo às necessidades de vários tipos de alunos, desde aqueles com limitações de mobilidade até aqueles que querem uma experiência vigorosa.

Este programa tem o objetivo de apresentar de forma detalhada algumas das metodologias mais importantes para capacitar o professor de Yoga a oferecer aulas profundas e, ao mesmo tempo, mais variadas e criativas.

 As técnicas especiais abordadas neste programa:

A cada dia, será ministrada uma aula de 1 hora e 30 minutos em cada uma destas técnicas especiais:

Somáticos: Uma série de movimentos baseados nas técnicas de Feldenkreis que permitem o aumento de movimentos em todas as articulações do corpo. Os somáticos dissolvem tensões e contrações crônicas na musculatura do corpo, permitindo que o aluno construa, de uma forma mais adequada, e com mais facilidade, as posturas de Yoga. Os somáticos, também, são ideais para trabalhar em grupos de alunos com flexibilidade limitada ou com lesões. Este segmento inclui uma apostila completa das técnicas abordadas.

Yoga Nidra: Uma prática profunda de visualização de imagens guiadas, na posição deitada. O Yoga Nidra permite um estado profundo de relaxamento, e também a possibilidade de soltar tensões psicoemocionais nos níveis consciente e subconsciente. Os 10 passos do Yoga Nidra serão apresentados em detalhe e acompanhados por uma apostila que inclui uma variedade de roteiros de Yoga Nidra.

Yoga com Props, Acessórios: O Yoga usa um número de acessórios importantes para ensinar alinhamento correto e saudável, alcançando, com mais facilidade, a postura completa, evitando e curando desequilíbrios e lesões. Esses acessórios são: faixas, blocos, Yoga sling, parede, cadeira e cunha. Apresentaremos o uso de cada um desses acessórios na prática de Yoga, juntamente com uma apostila completa para cada técnica.

Restaurative Yoga (Yoga Restaurativa): Restaurative Yoga é o complemento perfeito para a prática dinâmica de Yoga, sendo uma prática ideal para aulas ao final do dia, especialmente para aqueles que enfrentam muito estresse. Essas posturas usam almofadas e cobertores para que o aluno fique completamente relaxado na postura, com o objetivo de criar um estado de profundo relaxamento e restauração do corpo. Com mais de 30 posturas, este segmento do curso apresenta um leque grande e variado de posturas restaurativas para todas as necessidades do professor, compilados em uma apostila.

Vinyasa Flow: Vinyasa é uma série de posturas em ritmo dinâmico, combinadas com a Saudação ao Sol, para energizar e purificar o corpo. Essas sequências estão planejadas de forma modular, o que permite ao professor escolher posturas de cada categoria, como, por exemplo, flexão para frente, flexão para trás, e que também permite trabalhar uma categoria especifica, a cada dia. Esse sistema modular permite, ainda, que o professor adapte a sua aula ao nível dos seus alunos, promovendo segurança e evitando lesões. A apostila inclui dois níveis de práticas completas de vinyasa.

Aerial Yoga: Essa metodologia utiliza tecidos pendurados no teto visando permitir uma experiência de Yoga totalmente única, que reune a sensação de estar suspenso no ar e, ao mesmo tempo, totalmente apoiado. Esta metodologia serve tanto para posturas mais relaxantes quanto para aprimorar os alinhamentos em posturas mais complexas. Uma apostila com as posturas está incluída no curso.

A quem se destina

A professores de Yoga e a praticantes de Yoga que tenham, no mínimo, dois anos de prática.

Ministrantes

Joseph Le Page

Norte-americano, naturalizado brasileiro, com mestrado em educação experiencial. Fundador do Integrative Yoga Therapy, em 1993, uma das primeiras instituições a levar o Yoga para o sistema médico de saúde nos EUA. Nos últimos 20 anos, formou mais que 3.000 professores de Yoga e Yogaterapeutas pelo mundo. Fundador do programa de Yoga para Pacientes Cardíacos, no California Pacific Medical Center, San Francisco, CA, em 1995. Desde 1996, faz parte da equipe de professores do Kripalu Center, MA, o maior instituto de Yoga dos EUA. Fez parte da equipe de professores do Mestrado em Yoga, em Sonoma State University, e Antioch University, ambos na Califórnia. Joseph integra a visão do Yoga, da pedagogia e da arte de curar, formando um programa de ensino de Yoga criativo e abrangente. Seu enfoque é apresentar a riqueza e profundidade da ciência do Yoga de maneira altamente experiencial e de fácil compreensão e, sobretudo, com bom humor. Co-fundador do Centro Montanha Encantada, em Garopaba, SC, o maior centro de retiro de Yoga e auto-conhecimento da América Latina, inaugurado em 2003. Presidente do Instituto Yoga Integrativa, entidade sem fins lucrativos, localizada no Centro Montanha Encantada, que promove programas de autoconhecimento e bem estar, assim como patrocina programas gratuitos de Yoga e Yogaterapia para a saúde da comunidade; Joseph é co-diretor do programa de Yogaterapia Coração Saudável, realizado desde 2006 em Garopaba, SC, em parceria com o PSF-NASF de Garopaba.

Suzana Joffily Cruz

Há 45 anos no caminho do Yoga, realizou sua primeira formação em Yoga em Setembro de 1975, no Rio de Janeiro, com os professores Vayuãnanda e Eneida de Oliveira, com quem aprendeu os princípios do ensino do Yoga para crianças. Em 1987, graduou-se em Psicologia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde aprofundou seus estudos na área das terapias corporais, desenvolvendo um trabalho de integração dos conhecimentos ocidentais e orientais. Em 1996, começou sua formação em Yogaterapia Integrativa e, desde então, vem acompanhando o trabalho dos professores Joseph Le Page e Lilian Aboim, fundadores do Centro Montanha Encantada, em Garopaba – SC. Suzana Cruz possui experiência em Psicologia clínica e educacional, com estudos aprofundados em Psicanálise, Terapias Corporais e Neurolinguística. Trabalhou como tradutora de inglês e francês de textos, livros, cursos e palestras de Yoga, Filosofia e Psicologia. Participou de cursos intensivos em diversas modalidades de Yoga e Terapias com professores brasileiros e estrangeiros de renome internacional. Desde a fundação do Centro de Yoga Montanha Encantada, em 2003, é professora e orientadora nos cursos de formação em Yoga e Yogaterapia Integrativa com Joseph Le Page e Lilian Aboim. Desde 2013, atua como professora e coordenadora do Programa de Yogaterapia Coração Saudável, para hipertensos e diabéticos, no Hospital Universitário da UFSC, em Florianópolis, onde reside e trabalha como Yogaterapeuta, no espaço Yogashala. Suzana participa ativamente do Núcleo Junguiano de Florianópolis, desde a sua fundação, em 2014.

Márcio Abatipietro

Vive em Florianópolis e em 1995 conheceu pela primeira vez o Yoga, tornando-se um aluno dedicado envolvendo-se profundamente com a filosofia e a prática. Encontrou em seu caminho grandes professores e mestres que o guiaram em sua trajetória. Hoje professor de Yoga, educador e terapeuta corporal com diversas formações nas áreas do Yoga. Fundou em 1999 o Arunhachala Yoga em Florianópolis/SC, onde ministra as aulas e coordena cursos e eventos, como também realiza palestras e workshops por todo o Brasil.
Integrante da equipe de profissionais do Centro de Yoga Montanha Encantada em Garopaba/SC, participa como professor nos cursos de formação de professores e cursos de especialização.

Tracy Blanchard

Nascida nos Estados Unidos, começou a estudar yoga em 1999 com Tias Little, em Santa Fé, Novo México. Realizou sua formação como instrutora de Yoga na Yoga Tree, San Francisco, em 2004, onde estudou com os professores Dina Amsterdam, Darren Main, Dr. Jay Kumar e Rusty Wells. Foi assistente do Dr. Jay Kumar nas aulas de Yoga Restaurativa, em San Francisco, entre 2004 e 2005. Em 2011, Tracy estudou, em Bali, com a professora Linda Mandani. Entre 2012 e 2017, ministrou aulas privadas e comunitárias em seu espaço de Yoga em Miranda, Mato Grosso do Sul.  Atualmente, reside em Garopaba, onde compartilha sua experiência e paixão pelo Yoga no Centro de Yoga Montanha Encantada em Garopaba, SC.

Sarah Clotworthy

Ex bailarina, estuda e pratica Yoga há mais de 15 anos. Fez formação em Hatha Yoga pelo Temple of Comprehensive Yoga, em Londres – UK, onde viveu por 18 anos. Em 2000, Sarah fez a sua primeira formação em Hatha Yoga. Ministrou aulas em Essex – UK, e em Hasselt – Bélgica. Em 2005, estudou Psychoteraphy Pranic and Pranic Healing (psicoterapia e cura prânica), com Master Choa Kok Sui, em Valência – Espanha. Em 2006, estudou Ashtanga Yoga, em Purple Valley, Goa – Índia. Em 2008, volta à Índia para estudar Ashtanga e Pranayama, em Rishikesh, cidade berço do Yoga. Quando fez sua primeira aula de Aerial Yoga, em 2009, já sabia que ali estava o seu coração. Neste mesmo ano, foi para Nova York – USA, estudar e aprofundar-se na prática dessa modalidade. Desde então, Sarah tem feito constantes viagens a Nova York – USA, onde surgiram as práticas aéreas, em busca de aprofundamento em seus estudos nesse método. Sarah foi pioneira do método de Yoga suspensa no Brasil. Trouxe a prática para seu studio em Florianópolis. Em 2011, fundou o “Aerial Yoga Brasil” com o objetivo de propagar esse método que já favoreceu muitas pessoas. Hoje, ministra cursos de formação em várias cidades.

O pacote inclui

 • 6 noites de hospedagem
• 3 refeições diárias – comida lacto-vegetariana
• 1 palestra/prática diária para cada técnica especial de Yoga
• 1 meditação diária baseada nas meditações básicas de Yoga Integrativa

Certificação

Os participantes receberão um certificado de participação de 65 horas/aula.

Ao final do curso, o professor de Yoga estará habilitado a utilizar essas técnicas em suas aulas. O praticante experiente de Yoga irá enriquecer e aprofundar suas práticas diárias, como também integrando métodos que possibilitem ajustar possíveis desequilíbrios em sua prática pessoal.

Programação

Primeiro dia (12 de julho):

16:00 – 19:00 – Check-in
19:00 – 20:00 – Jantar
20:30 – 21:30 – Palestra de Abertura

Programação diária

06:30 – 07:00 – Meditação
07:00 – 08:30 – Prática de Yoga Integrativa com enfoque no uso dos Props
08:30 – 09:30 –  Café da manhã
09:30 – 11:00 – Somáticos – Teoria e Pratica
11:00 – 11:15 – Intervalo
11:15 – 13:00 – Vinyasa Yoga – Teoria e Pratica
13:00 – 14:00 – Almoço e descanso
14:00 – 15:30 – Descanso
15:30 – 17:00 – Yoga Nidra – Teoria e Prática
17:00 – 17:15 – Intervalo
17:15 – 19:00 – Aerial Yoga – Teoria e Pratica
19:15 – 20:15 – Jantar
20:15 – 21:45 – Restaurative Yoga – Teoria e Pratica

Último dia (18 de julho):

06:30 – 07:00 – Meditação
07:00 – 08:30 – Prática de Yoga Integrativa
08:30 – 09:30 – Café da Manhã
09:30 – 10:00 – Check-out

Investimento (acomodação por pessoa)

Acomodação Tripla: R$ 2250
Acomodação Dupla: R$ 2620
Acomodação Individual: R$ 2990

Formas de Pagamento 

  • 4 x no cartão de crédito (necessário efetuar o depósito, como garantia de vaga, no valor de R$ 250,00. O restante é pago no check-in.)
  • 8 % de desconto para pagamento à vista, através de depósito, com 30 dias de antecedência do curso (12/6/2018).

Para maiores informações: programas@yogaencantada.org / Tel: (48) 3254-2112.

Pré-inscrição
Obs.: Cada participante deve fazer sua pré-inscrição individualmente.